Cifra Club

8 músicas do rock atual para tocar

Descubra algumas das melhores músicas de bandas de rock atual para tocar e aumentar o seu repertório nas apresentações!

Ao contrário do que muita gente pensa, o rock não está morto e enterrado. Se vasculharmos na internet, vamos encontrar bandas bem legais. Por isso, resolvemos fazer uma lista com algumas músicas do rock atual para tocar.

Atualmente, existem muitas bandas de rock fazendo um som de responsa no underground. Por outro lado, temos bandas obtendo bastante destaque no mainstream.

Portanto, quem pensa que o rock já era, precisa rever seus conceitos. Bora conhecer 8 músicas do rock atual para tocar?

8 músicas do rock atual para tocar e diversificar seu repertório

Além de aprender músicas novas, esse artigo vai te deixar por dentro da cena rock atual. Você vai saber quais são as músicas de rock mais tocadas, quais são os melhores rocks nacionais, quais são as músicas mais fáceis de tocar. Enfim, como está o rock atualmente.

Então, pronto para começar nossa viagem pelas 8 músicas do rock atual para tocar?

Never Fight A Man With A Perm — Idles

Banda inglesa com forte influência de punk rock, o Idles atingiu o status de headliner dos principais festivais do verão europeu que eles participam. Never Fight A Man With A Perm é um dos seus maiores sucessos. 

O verso é formado por um riff de guitarra bem legal para quem está começando a tocar. O refrão apresenta um riff construído com power chords. Ele é bom para treinar troca de power chords que estão distantes um do outro.

A ponte traz outro riff, também com power chords, mas bem mais fácil de tocar.

Fogo Nos Racistas — Black Pantera

Quem quer conhecer o rock atual nacional, precisa conferir o som do Black Pantera.

O som deles é uma mistura de hardcore e trash metal, junção também conhecida como crossover. Suas letras abordam críticas sociais com ênfase nas questões raciais.

Fogo nos Racistas deixa bem clara a atitude e postura da banda. Essa música tem um riff bem pesado. O refrão é formado somente por power chords, sendo ótimo para quem está começando na guitarra praticar com distorção.

Yoko — Terno Rei

Apesar de ter uma forte influência dos anos 80, a banda Terno Rei faz um som bem atual e a música Yoko ilustra bem isso. 

Ela pode ser tocada com 7 acordes, sendo 4 pestanas (Bm7, C#m7, E6 e A7M(9)/E), que vão exigir um pouco mais de dedicação.

Assim, treine primeiro as mudanças que envolvem as pestanas, em um andamento mais lento com a ajuda de um metrônomo.

Highway Tune — Greta Van Fleet

Além de ter um dos melhores cantores de rock da atualidade, o Greta Van Fleet possui influência em sons e bandas de gerações anteriores, como Led Zeppelin, James Brown e Elvis Presley. Apesar disso, no repertório deles existem muitas músicas do rock atual para tocar.

Highway Tune foi um dos rocks internacionais mais tocados em 2017, e tem um riff complexo. Comece seus estudos dessa música por ele, em andamento mais lento.

Atenção aos acordes do refrão, que precisam estar bem definidos para que o hammer on e o pull off, feitos neles, soem devidamente. O solo de guitarra é um excelente estudo, por abusar de técnicas de guitarra como bend, slide, hammer on e pull off.

Beggin’ — Måneskin

Outra banda com influência do hard rock setentista é o Måneskin, cujo repertório também está lotado de músicas do rock atual para tocar.

Em Beggin’, dos seus 8 acordes, 5 são pestanas (Bm, C#m, C#m7, F# e F#7), além de ter um acorde de formato complexo (C#m7(5-)).

Outro fator dessa música que vai exigir dedicação é o ritmo de mão direita (esquerda para os canhotos). Novamente, treine essa música em andamento mais lento até você ficar craque.

Heretic Anthem #1 — Deaf Kids

O Deaf Kids é uma banda carioca cujo estilo é uma verdadeira salada musical, passando pelo dub, noise e hardcore, com pitadas de psicodelia.

A banda é tão importante que já ganhou uma matéria na revista britânica The Wire, uma das mais importantes publicações do mundo sobre rock experimental.

Um repertório de músicas do rock atual para tocar precisa ter pelo menos uma música do Deaf Kids, como a Heretic Anthem #1. Por ter uma base extremamente rápida, ela exige muita resistência da mão direita.

What Would I Do? — Fur

O Fur é uma banda inglesa com forte influência do rock da virada dos anos 50 para os 60. Um dos radialistas mais importantes do Reino Unido, Steve Lamacq, deu muita força para essa banda.

Qual a música mais bonita do rock? Difícil dizer, mas What Would I Do é uma forte candidata. Ela pode ser tocada apenas com 4 acordes, sendo um deles com pestana, o F.

A batida e os riffzinhos ao longo da música não trazem segredos. Portanto, essa música é altamente indicada para os iniciantes.

Spillways — Ghost

Fazendo uma mistura de rock progressivo e heavy metal, o Ghost é uma amostra de como o rock está firme e forte. Por ser um dos rocks mais tocados em 2023, Spillways não poderia faltar na nossa lista.

Essa música é tocada na afinação Drop C, onde as cordas C, G, C, F, A, D, do mizão para baixo. Recomendamos que você comece treinando a base do refrão, todo tocado com power chords e alguns ornamentos melódicos.

Depois que ele estiver legal, treine os versos. Deixe para praticar o solo, que exige uma certa velocidade, quando você já estiver tocando toda a base perfeitamente.

Quer aumentar mais ainda seu repertório? O Cifra Club te ajuda!

Curtiu nossa lista de músicas do rock atual para tocar? Se você ficou com aquela sensação de quero mais, te convidamos a aprender alguns clássicos do pop rock nacional. Junte o passado e o presente no seu repertório!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK